quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Essa nossa língua portuguesa... do Brasil

O escritor, tradutor, linguista e professor da UnB, Marcos Bagno, escreveu um artigo para a revista "Caros Amigos" muito interessante e animador para quem gosta de estudar ou ensinar o nosso português brasileiro.
Concordo com ele em vários aspectos, em especial quando ele diz: "O Brasil poderia muito bem ocupar, no tocante à língua portuguesa, o mesmo papel que ocupam os Estados Unidos no tocante ao inglês."
A nossa língua portuguesa brasileira é muito rica, bonita, e comparando a outras línguas considero o português brasileiro uma língua equilibrada na musicalidade, porque não conta com encontros vocálicos em demasia, como o espanhol ou o italiano, soando então menos exagero. Tampouco é uma língua consonantal, que pode soar uma certa "frieza" ou pouca musicalidade, como o alemão.
Nossa língua é também variada em termos de sotaque e vocabulário regional e temos uma variedade de sons, por exemplo de "r" e "s", que poucas línguas têm. E isso favorece muito os brasileiros ao aprender um idioma estrangeiro, já que estamos acostumados a ouvir sons bem diferentes ao termos contato com regiões diferentes.
Comentando sobre esses aspectos, fui informada de que uma pessoa do interior de São Paulo, da cidade de Bebedouro, conversava animadamente ao celular, quando foi abordada por estrangeiros, que a surpreenderam com elogios à nossa língua. 
Concluindo: a nossa língua portuguesa brasileira é rica, equilibrada e bonita. Falta apenas ser respeitada pelos seus próprios falantes e propagada para a sua valorização no mercado linguístico.

2 comentários:

  1. Oii professora, bem legal esse artigo!

    O nosso país é muito rico em sotaques, cada cultura regional tras suas especificidades, tanto na comida, musica, e sotque tb.... é um país muito rico em diversidade, e concordo que deveríamos valorizar e difundir com mais respeito o que é nosso...

    kisses
    bye

    ResponderExcluir
  2. Hello Paula!! How are you doing??

    Que bom que você gostou desse artigo, nossa língua merece ser mais valorizada, né?

    Kisses and hugs!
    See you!!

    ResponderExcluir