terça-feira, 30 de abril de 2013

Depoimento da Mirian

Esse é o depoimento da VIP Mirian Gonçalves. 
Acho muito importante ter esse feedback dos alunos! Depois vou pedir mais depoimentos de outros alunos que estão comigo há algum tempo.
Thank you very much, Mirian! I hope you have the best professional and personal opportunities in life!!

“Estudar inglês é uma real necessidade para meu desenvolvimento profissional e realização de alguns sonhos, porém é um idioma que me desafia e que me faz chegar a conclusão ao final de cada aula de que preciso me dedicar muito mais. 
Diante de necessidades e deficiências em relação ao estudo do idioma passei a fazer aulas VIP com a Nelise, e após muitos anos distante do estudo dessa língua estou me deparando com uma realidade: “perdi” muito com o tempo ocioso. Mas também o que me conforta é que estou me encorajando a improvisar mais e vejo aos poucos os resultados dessa dedicação e parceria com a Nelise. 
Desde que comecei minhas aulas VIP percebo que estou bem melhor, levando em consideração tudo que já comentei. Me sinto à vontade para expôr minhas necessidades e dúvidas, pois sei que terei um feedback positivo.  Assim, como todas as nossas conquistas na vida, estudar línguas não tem nenhum segredo, depende apenas de muita dedicação e disciplina.”

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Question!

Vi essa piadinha do Dr. House na página dele no Facebook e achei interessante!
Mas pergunto: por que ela não daria certo na língua portuguesa, ou ainda para nós, aqui no Brasil?
Place your bets!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Aprender com música é aprender com prazer!

O site Tecla Sap postou sobre uma questão que eu considero muito importante, já que fala sobre a maior ferramenta de estudo da minha primeira língua estrangeira, quando ainda não tinha a oportunidade de estudar em uma escola. Eu estudava sozinha, mas tinha como grande auxiliadora em meu processo de aquisição da nova língua a MÚSICA.
Eu já postei sobre isso há um tempo atrás, mas venho falar novamente pela importância que a música comprovadamente tem nesse processo.
Na minha época de início de aprendizado, eu não tinha a facilidade da internet, tudo era mais complexo, já que eu tinha que ir toda semana, ou a cada quinze dias comprar a revista "Biz letras traduzidas", aguardar o sábado para gravar em fita cassete as 10 mais da semana e então poder conferir as canções com as letras da revista! Quando eu falo em fita cassete me sinto pré-histórica, mas tudo bem!
Segue então o link da minha postagem sobre o método próprio de cada um e o da Tecla Sap:

http://viplanguages-nelise.blogspot.com.br/2011/12/como-voce-comecou-estudar-uma-lingua.html

O português brasileiro

Com a chegada da Copa do Mundo e Olimpíadas, nossa língua e cultura estão sendo mais difundidas.
Como a nossa língua é muito bonita, equilibrada e de origem latina, tenho ouvido muitos comentários a respeito das facilidades e dificuldades do seu aprendizado, da parte de estrangeiros.
Achei interessante o depoimento dessa estrangeira no site More Intelligent life.
Confira!
http://moreintelligentlife.com/node/2174

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Suco natural de laranja, berries e smoothies

Pra você não passar sede ou ainda não passar vontade de algumas coisas refrescantes para beber, vou falar nessa postagem sobre o suco de laranja, as berries e os smoothies.
Alguns alunos têm dúvidas em relação ao termo exato de algumas alimentos, bebidas, artigos em geral e realmente é importante saber o que se usa mesmo, caso contrário você poderá não pedir pelo que está querendo.
Mesmo quando falamos de coisas simples, como um bom suco de laranja, temos que saber que o nome dado a esse suco acabado de fazer, que chamamos de suco natural de laranja, é em inglês o fresh(ly) squeezed orange juice.
Pode ser que você não encontre um fresh(ly) squeezed orange juice com tanta frequência quanto o encontramos no Brasil, mas você também pode pedir por outros sucos naturais, que podem ser mais comuns em países de clima frio, como o berry juice. 
São designadas berries as frutas vermelhas ou ainda qualquer fruta pequena, de sabor adocicado e formato arredondado (The American Heritage Science Dictionary, 2005), como o morango, a uva, a amora preta, o açaí, a framboesa, o mirtilo, etc 
Você pode também se refrescar com um delicioso smoothie, como esse logo abaixo, que foi o que eu tomei em Los Angeles e ele era de berries, por sinal. Smoothies são feitos com sucos, frutas, sorvetes, iogurtes e outros ingredientes naturais. São deliciosos e possuem pouca gordura.
Em alguns estabelecimentos nos Estados Unidos, costumam escrever apelidos nos copos dos smoothies para identificar o cliente. O meu apelido era baby girl e eu achei isso muito fofo. :)
Na outra foto, a placa da "Açaí Café", em Los Angeles, Redondo Beach. A especialidade da casa é o nosso famoso açaí e eles o vendem como açaí bowl, ou açaí smoothie
Aliás, o açaí brasileiro tem se tornado uma fruta muito bem aceita nos Estados Unidos, diferente do guaraná, que, como refrigerante, é encontrado apenas em alguns supermercados que contêm produtos importados. 





Question!

Eu costumo dizer aos meus alunos que se preparam para uma viajem internacional que algumas situação são previsíveis, outras não. Melhor dizendo, algumas situações podem ser comuns entre turistas, mas os detalhes da situação nunca são.
Podemos ter uma ideia de coisas que podem ocorrer em uma viagem, como a chegada no aeroporto, compras, situações em restaurantes, etc, mas o que realmente será dito ou vivido, só na hora é que vamos saber mesmo.
Quando passei pela U.S. Customs and border protection eu nuca esperava que o oficial me perguntasse qual era o meu jogador de futebol favorito! 
Além de ter sido uma pergunta bem pouco usual para uma situação tão formal e séria, o oficial ainda usou o termo football em sua pergunta, outra coisa que eu não esperava nunca em um americano, já que são os únicos que usam o termo soccer.
São situações inusitadas e cada um pode passar por uma. Algumas mais engraçadas, outras mais sérias. 

Enfim, a questão agora é uma pergunta que ouvi nos Estados Unidos, em vários lugares.
Eu gostaria de saber o significado da pergunta "For here or to go?" e onde ela se aplica. 
Place your bets! :)