quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vantagens de viajar sabendo o idioma local

 
Viajar sem saber o idioma local pode ser um tanto arriscado.
Caso o turista não saiba nada no idioma do país que está visitando, ele pode passar por situações constrangedoras ou ainda até correr algum risco.
Nunca se sabe exatamente o que pode acontecer no local. Não entender uma placa ou um aviso, não entender nada do que está escrito em um cardápio e cometer gafes devido ao não entendimento do que foi falado são algumas situações corriqueiras que um turista passa por não ter conhecimento da língua e cultura locais.
O turista brasileiro, por exemplo, julga muitas vezes que irá se dar muito bem falando apenas a sua língua, quando vai viajar para países de língua espanhola, pela proximidade das duas línguas. Mas essa crença pode ser ilusória também. Conheço brasileiros que tenham ido ou passado pela Espanha, por exemplo, e não obtiveram muito sucesso com suas tentativas de portunhol. O mesmo em outros países de língua espanhola.
Porque mesmo que duas línguas tenham a mesma origem, como o português e o espanhol, elas podem ter também alguns fatores que dificultam a compreensão das mesmas, como falsos cognatos, grandes diferenças de pronúncia de vogais, consoantes ou até mesmo de palavras inteiras.
A língua italiana se assemelha muto à língua portuguesa, tendo origem latina, mas os italianos têm uma pronúncia bastante particular, rápida e podem não ser muito pacientes quando não se entende nada do que eles dizem. Alguns brasileiros me relataram casos de certo estresse ao lidar com alguns italianos que não falavam inglês (nem todos falam e alguns falam muito mal).
A língua francesa tem grande parte origem no latim também, mas sofreu várias influências, passando a não se assemelhar mais à língua portuguesa nem na ortografia, tampouco na pronúncia, salvo casos de empréstimos que portugueses fizeram do francês e que nós então herdamos, como bombom, chef, petit gateau, etc.
No caso de línguas de outras origens ou ainda as que são menos parecidas ainda com a língua portuguesa, como a língua inglesa, a japonesa e a chinesa, vale lembrar que tentativa nenhuma de tentar entender, relacionando ao português, é válida, salvo alguns casos de cognatos do inglês. Mas esses cognatos podem ser facilmente identificados quando lidos, não quando falados.
No mínimo, o turista deve viajar com uma certa bagagem da língua inglesa, por ser universalmente falada.
Na minha experiência, posso concluir então que ao viajar sabendo falar a língua local, percebi:
- Melhor atendimento e muita gentileza da parte dos nativos:
Aconteceu comigo casos de nativos que além de me informarem gentilmente a localização de lugares que perguntei, fizeram questão de me levar até o local em Los Angeles, ganhei conexão ilimitada de internet  e um adaptador de tomada extra em um hotel em Nova York, entre outras gentilezas que costumam ser feitas porque os nativos de um país gostam de lidar com turistas que falam a língua deles. É muito mais agradável e a comunicação, muito mais eficiente.

- Melhor aproveitamento da viagem:
Como é bom sentar-se tranquilamente em um restaurante e fazer o seu pedido, ou ainda fazer umas comprinhas sem qualquer problema! E participar de eventos do local então! É uma delícia! A segunda foto dessa postagem é de um evento que participei me N. Y., da Colgate. Teve uma série de premiações de tablets, camisetas, câmeras! Mas claro, só participava quem entendia as regras.

- Menos riscos:
Como disse anteriormente, pode ser arriscado não entender o que acontece exatamente em um lugar, principalmente em um outro país. Sei de brasileiros que foram multados ou ainda quase foram para na cadeia por problema de comunicação. Se um guarda te alertar sobre algo, você tem que saber do que se trata.
Situações de alerta ou de repreensão podem acontecer e em outros países não há o famoso 'jeitinho' ou chorinho, ou qualquer outro tipo de tentativa de escapatória.

Planejar uma viagem internacional inclui preparar-se em todos os sentidos, para que nada estrague a sua experiência, que pode ser maravilhosa!
Mas se você estiver sem tempo pra se preparar nesse sentido, estudando a língua e a cultura do país estrangeiro que vai visitar, não corra riscos, contrate um intérprete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário