quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Somos únicos

Essa postagem, também da página "Neurociências em benefício da educação", chamou muito a minha atenção.
A frase não saiu completa na imagem, mas na íntegra seria:
"Se uma pessoa não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensinar da maneira que pode aprender." (Marion Welchmann)
De acordo com estudos em neurociência, nossos cérebros humanos possuem a mesma formação, com vias motoras e sensoriais que seguem o mesmo padrão. "O que torna os cérebros diferentes é o fato de que os detalhes de como os neurônios se interligam vão seguir uma história própria." (Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra, "Neurociência e educação").
Cada ser humano é único e tem uma maneira de aprender.
Qual é a sua?

2 comentários:

  1. Concordo com Marion Welchmann! É uma pena que na educação tradicional de hoje as pessoas, principalmente as crianças, sejam sujeitadas o tempo todo a um único padrão de aprendizagem e forçadas a serem perfeitas dentro de um grupo modelo. Acho que a aprendizagem deve ser um dos setores mais flexíveis da vida, cada um tem um tempo e uma percepção particular.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Gabi. E dentro dessa massificação temos resultados frustrantes, como sujeitos pouco criativos ou pouco críticos. No caso do ensino de idiomas os resultados são tão decepcionantes, em turmas grandes, que a língua inglesa provavelmente será retirada do currículo escolar.
    Obrigada pela sua participação e venha sempre fazer uma visita! : ). Beijo

    ResponderExcluir