quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Giorno di San Valentino ou Valentine's day

No dia de hoje se comemora em alguns países da Europa e Estados Unidos o dia de São Valentino.
A origem dessa data é antiga, vem da época da Roma antiga e envolve ritos, crenças, sacrifícios e romance.

Achei interessante a postagem do blog italiano pinkblog.it e gostaria que vocês dessem uma lida e me dissessem o que entenderam. O texto está em italiano, mas isso não é um problema para nós, falantes da língua portuguesa, já que temos muitos termos cognatos.
Saiba um pouco mais sobre essa bela língua. 
A língua italiana é uma língua românica e o italiano padrão baseia-se nos dialetos da Toscana.

O italiano tem consoantes duplas (ou longas) tal como o latim, diferente da maior parte das línguas românicas modernas, como por exemplo, o francês, o espanhol ou o português. 
A língua italiana atual deriva em grande parte do latim vulgar, que era o latim falado pelos soldados e pelos povos dominados pelos romanos, mas não pode ser considerada como latim vulgar "puro" por ter influências das línguas da região da Toscânia.
Leiam a postagem e comentem o que entenderam. Não tenham medo de arriscar! :)

Um lindo dia de São Valentino a todos!! <3

http://www.pinkblog.it/post/62795/la-storia-di-san-valentino-e-le-origini-della-festa-degli-innamorati

2 comentários:

  1. I don't understand nothing! lol

    I need explication. lol

    ResponderExcluir
  2. Oh, I'm sorry if you don't understand anything...
    I will explain the text for you all now.
    Paul e pessoal, o texto fala basicamente que a data dedicada a S. Valentino nasceu como uma medida da igreja católica para pôr fim à rituais pagãos de fertilidade que incluíam sacrifícios de animais, entre outras práticas nada cristãs.
    Esses rituais pagãos eram feitos em nome do deus Lupercus, que segundo suas crenças, era protetor da natureza e afugentava os lobos. Os padres substituiram Lupercus por um santo dos enamorados. Então em 496 D.C. o Papa Gelasio proclamou São Valentino o santo dos enamorados, já que ele havia sido um mártir cerca de 200 anos antes.
    Valentino celebrava em Roma a união de muitos jovens, inclusive, segundo dizem, foi o primeiro a celebrar a união entre um pagão e uma cristã.
    A história de São Valentino tem dois finais diferentes, segundo alguns, o imperador Aureliano ordenou a perseguição aos cristãos, então ele foi aprisionado e flagelado.
    Uma outra lenda, muito mais romântica, conta que Valentino foi convocado pelo imperador Claudio II o qual o convidou a abandonar o cristianismo e a converter-se novamente ao paganismo. São Valentino se recusou e ainda tentou converter Claudio II ao cristianismo.
    No dia 24 de fevereiro de 270, São Valentino foi morto decapitado. Antes de morrer, na prisão ele se apaixonou pela filha cega de seu carcerário e ainda doou a ela seus olhos. Deixou uma carta a ela assinando-a como "do seu Valentino"
    Essa frase sobreviveu aos séculos e, ainda hoje, é sinônimo de amor verdadeiro.
    Muito romântico, né? ;)

    ResponderExcluir