quarta-feira, 6 de julho de 2016

Dicas para otimizar o seu estudo de língua estrangeira: disciplina


Uma questão que já foi colocada para mim diversas vezes foi: como se organizar para atingir ótimos resultados?
Em primeiro lugar, sabemos que ter disciplina é indispensável nos estudos, mas como seria essa disciplina? 
Vou novamente recorrer à neurociência para responder a essa questão.
Em primeiro lugar é necessário lembrar que você deve repetir a mesma informação de formas diferentes, para que o seu cérebro retenha a informação. Ou seja, você deve utilizar diferentes canais sensoriais de acesso ao cérebro.
"Além do processamento verbal, usar o processamento auditivo, tátil, visual ou mesmo o olfato e degustação. Além do texto, é bom fazer uso de figuras, imagens de vídeo, música, práticas que envolvam o corpo, etc.
Os processos de repetição e elaboração é que vão determinar a força do registro ou traço de memória que será formado. Informações muito repetidas, ou muito elaboradas, resultarão em novas conexões nervosas estabilizadas no cérebro." ("Neurociência e educação", Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra).
Outro aspecto muito importante é levarmos em consideração que intervalos curtos de estudo são mais eficientes que intervalos maiores.
O livro citado acima afirma que "se dispomos de oito horas para aprender algo, é melhor fazê-lo  em quatro períodos de duas horas do que em dois períodos de quatro horas, especialmente se nos intervalos ocorrem períodos de sono."
Portanto, conforme já havia mencionado em uma outra postagem, o estudo fracionado funciona muito bem. Seu cérebro precisa de informação em momentos diferentes, até porque ele também precisa de descanso entre uma carga de informação e outra.

Leve essas informações em consideração para definir uma disciplina em seus estudos de língua estrangeira e confira os resultados.
Bons estudos! :)

                                                               ***** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário