quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Somos únicos

Essa postagem, também da página "Neurociências em benefício da educação", chamou muito a minha atenção.
A frase não saiu completa na imagem, mas na íntegra seria:
"Se uma pessoa não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensinar da maneira que pode aprender." (Marion Welchmann)
De acordo com estudos em neurociência, nossos cérebros humanos possuem a mesma formação, com vias motoras e sensoriais que seguem o mesmo padrão. "O que torna os cérebros diferentes é o fato de que os detalhes de como os neurônios se interligam vão seguir uma história própria." (Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra, "Neurociência e educação").
Cada ser humano é único e tem uma maneira de aprender.
Qual é a sua?

Dicas para auxiliar no processo de aprendizagem

Pessoal, li essas dicas na página "Neurociências em benefício da educação", no Facebook.
Como eu, particularmente admiro muito os estudos neurocientíficos, compartilho com vocês dicas que auxiliam nessa questão tão importante para todos nós: a aprendizagem.

MANTENHA O FOCO NA APRENDIZAGEM

Para alguns de nós, a aprendizagem pode ser um processo muito difícil, porém existem dicas que ajudam a torná-la mais fácil...
1. Olhe e escute – Existem pessoas que tem sua memória auditiva mais desenvolvida que a visual. Lendo a informação terá mais chance de lembra-la mais tarde, uma vez que se está utilizando mais recursos para codificar a informação.
2. Escrever é diferente de digitar- Digitar as notas no computador pode ser ótimo para a posteridade, mas escrever com a mão é melhor para o seu cérebro. O simples ato de segurar e usar uma caneta ou lápis faz com que novas sinapses sejam acionadas e estimula novas ideias.
3. “Agite uma perna” - A falta de fluxo sanguíneo é uma razão comum para a falta de concentração. Se você está sentado em um só lugar por algum tempo, mexa uma de suas pernas por um minuto ou dois. Seu sangue começa a fluir e aguçar a concentração.
4. Tome café da manhã – Muitas pessoas pulam essa refeição e vão direto para o almoço, mas a criatividade é muitas vezes melhor no início da manhã, por isso é importante ter um pouco de proteína em seu sistema digestivo para alimentar o seu cérebro. A falta de proteína pode realmente causar dores de cabeça.
5. Ouça músicas - Pesquisadores descobriram que certos tipos de músicas são "chaves" para a memória. Informações aprendidas ao ouvir uma determinada canção podem muitas vezes ser lembradas, no momento em que ativa essas músicas na sua cabeça.
6. Cérebro = Mapas mentais - Necessidade de planejar alguma coisa? Mapas cerebrais, ou mapas mentais, oferecem uma forma compacta para obter uma visão geral de um projeto e eles permitem que você facilmente adicione detalhes. Com mapas mentais, você pode ver as relações entre ideias diferentes e que também pode atuar como um receptáculo para uma sessão de brainstorming.
7. Mantenha um diário - Isso não é exatamente o mesmo que um caderno de anotações. É necessário que tenha anotações de aprendizagens importantes em sua vida, o rastreamento de experiências ao longo do tempo. Se você adicionar em detalhes visuais, gráficos, mapas cerebrais, etc, você tem uma maneira muito mais criativa para manter o controle sobre o que você está aprendendo.
8. Dê uma caminhada - Mudando sua perspectiva, muitas vezes alivia a tensão, liberando assim a sua mente criativa. Uma curta caminhada pelo bairro pode ajudar.
9. Foco naquilo que está estudando - Foco sobre o que você está estudando. Não tente assistir TV ao mesmo tempo ou se preocupar com outras coisas. Ansiedade interfere com a absorção de informações e ideias.
10. Defina metas em sua vida - Prepare-se e vai perceber que os obstáculos são superáveis. Qualquer um que tenha experimentado esse fenômeno entende a sua validade.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Giorno di San Valentino ou Valentine's day

No dia de hoje se comemora em alguns países da Europa e Estados Unidos o dia de São Valentino.
A origem dessa data é antiga, vem da época da Roma antiga e envolve ritos, crenças, sacrifícios e romance.

Achei interessante a postagem do blog italiano pinkblog.it e gostaria que vocês dessem uma lida e me dissessem o que entenderam. O texto está em italiano, mas isso não é um problema para nós, falantes da língua portuguesa, já que temos muitos termos cognatos.
Saiba um pouco mais sobre essa bela língua. 
A língua italiana é uma língua românica e o italiano padrão baseia-se nos dialetos da Toscana.

O italiano tem consoantes duplas (ou longas) tal como o latim, diferente da maior parte das línguas românicas modernas, como por exemplo, o francês, o espanhol ou o português. 
A língua italiana atual deriva em grande parte do latim vulgar, que era o latim falado pelos soldados e pelos povos dominados pelos romanos, mas não pode ser considerada como latim vulgar "puro" por ter influências das línguas da região da Toscânia.
Leiam a postagem e comentem o que entenderam. Não tenham medo de arriscar! :)

Um lindo dia de São Valentino a todos!! <3

http://www.pinkblog.it/post/62795/la-storia-di-san-valentino-e-le-origini-della-festa-degli-innamorati

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

About Carnival in Brazil


It’s carnival time in Brazil, so I strongly recommend this article of the website "Inglês no supermercado" for you to understand some words about this huge event.
Bom Carnaval!
http://www.inglesnosupermercado.com.br/vocabulario-ingles-do-carnaval-do-rio-de-janeiro-e-de-sao-paulo/