sábado, 6 de junho de 2015

Diferenças entre 'drugstore' e 'pharmacy', 'drogaria' e 'farmácia'.

Alguns alunos me perguntaram sobre essa questão da língua inglesa e portuguesa e eu tenho algumas definições, de acordo com o uso dos termos nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil.
Ao pensar em pharmacy, temos esse conceito como parte de uma drugstore. De acordo com o farmacêutico americano, Charlie Schink, uma drugstore pode ter uma pharmacy, entre outros departamentos, onde você pode comprar outras coisas, como vitaminas, lenços, etc. Ele ainda acrescenta que hoje em dia uma drugstore acabou virando uma loja de departamentos, que contém uma pharmacy.

Nos Estados Unidos há uma grande rede do que teoricamente seriam drugstores, mas com o nome de CVS pharmacy. Essa rede provavelmente começou como pharmacy e se tornou uma drugstore, ou rede de drugstores, com vários departamentos, como o de suplementos ou vitaminas, produtos infantis, produtos de beleza, alimentos, artigos para a casa,  acessórios, e inclusive remédios. :)  
Eu, por exemplo, costumava comprar aqueles saquinhos com vários tipos de frutos secos como nozes, avelãs, castanha do Brasil, etc, ou ainda alguns sucos, na CVS pharmacy.
Confira o site dessa rede:
http://www.cvs.com/

Pharmacy também é o termo usado para a área de conhecimento, o curso.
Sendo assim, podemos traduzir o temo pharmacy como farmácia e drugstore como drogaria. 
No Reino Unido, de modo geral, não se usa o termo drugstore, apenas pharmacy. Se você perguntar a alguém da Inglaterra, por exemplo, o que seria uma drugstore, ele pode te responder que não faz ideia.

No Brasil, o conceito de farmácia está vinculado ao estabelecimento que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais, como médicos, dentistas e veterinários, além de também poder comercializar produtos industrializados. Mas o diferencial é possuir um laboratório com equipamentos para preparação de fórmulas alopáticas ou homeopáticas. 
No caso de uma farmácia homeopática, a diversidade de produtos pode ser grande, variando entre alimentação natural, produtos de beleza, cuidado pessoal, cosméticos, etc
Já as drogarias são os estabelecimentos que apenas comercializam medicamentos industrializados, não possuem nenhum laboratório para manipulação de fórmulas. E nesse sentido, temos redes bem conhecidas, que são drogarias e comercializam uma grande variedade de produtos de saúde, higiene, beleza, produtos infantis e cuidados pessoais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário