sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Como memorizar vocabulário











Há pouco tempo atrás li um artigo muito interessante, do site The telegraph. O título do artigo era "Foreign languages: how to memorise vocabulary" (Línguas estrangeiras: como memorizar vocabulário) e eu vou falar um pouco sobre ele, citando trechos do artigo.
De acordo com esse artigo, "se virar" em uma língua requer um vocabulário de aproximadamente 120 palavras básicas, mas a maioria das pessoas apresenta dificuldade de memorização de vocabulário. Isso porque, especialmente para adultos ocupados, aprender um vocabulário novo pode ser assustador, já que suas mentes já estão muito ocupadas com trabalho, família, entre outras responsabilidades.
Essa realidade é muito comum nos dias de hoje. Esse cenário pode ser constantemente visualizado em salas de aula.
Por um lado vemos que os alunos que já são adultos são mais focados e têm mais necessidades específicas, ou seja, são casos muito diferentes de alunos adolescentes, que muitas vezes fazem um cursos de línguas porque os pais querem ou obrigam.
Mas por outro lado vemos que adultos possuem tarefas de maior responsabilidade, preocupações com trabalho, casa ou família e acabam levando essas preocupações para a sala de aula, com ou sem os seus celulares tocando ou apitando mensagens.
Diante dessa dificuldade, a professora universitária Anne Merritt, dá algumas dicas importantes para quem precisa memorizar vocabulário e quer, no mínimo, "se virar" em uma língua estrangeira. Vou citar algumas dicas, as que eu considerei como mais importantes. São elas:
1. A professora fala em estabelecer metas realistas.  Folhas e folhas de estudo de vocabulário ou leitura de dicionários não são eficientes. Isso porque especialistas dizem que aprendizes são capazes de reter de 10 a 20 palavras por hora de estudo.
Se você tiver 15 minutos de estudo por dia, estabeleça um objetivo semanal de 20 a 25 palavras e frases. Isso por 6 semanas, até que se consiga um "kit de sobrevivência" de 120 palavras, aprendidas e memorizadas.
2. Um outro ponto importante é explorar cada termo novo. Quando se encontra uma nova palavra, olhe para a sua estrutura. Analisar prefixos ou sufixos, e entender essas partes pode ser vantajoso.
Ela citou um exemplo em francês, com o termo désagréable, que contém um prefixo (parte do termo, que fica no início) de negação dés- e o adjetivo com sufixo (parte do termo, que fica no final) –able.
Fazendo essa análise pode-se entender melhor a formação dos termos, conjugação de verbos e identificação da classe gramatical: se trata-se de um substantivo, adjetivo, verbo, etc
3. Ler e ler muito ajuda muito na construção de vocabulário porque pode-se revisar um vocabulário aprendido, e ver essas palavras em novas frases e contextos. Temos alguns livros de literatura em língua estrangeira, adaptados para níveis diferentes. São ótimos para esse propósito.
4. A professora ainda fala sobre o aspecto visual no processo de aquisição de vocabulário citando um truque de aprendizagem mnemônico, usando palavras-chave e representações visuais das mesmas. Essas representações visuais podem ser a imagem de um objeto ou cena, mas, de acordo com a professora, elas são geralmente abstratas, ridículas e constrangedoras de se admitir, mas funcionam, especialmente com palavras mais longas.
5. Foco nas frases. A professora cita o linguista Michael Lewis, que encoraja o aprendizado de línguas com pedaços lexicais, não palavra por palavra. Frases básicas na comunicação são importantes de serem memorizadas e são um apoio na dedução de outras frases.
Vou citar um exemplo muito simples. A famosa frase the book is on the table pode ser importante para o entendimento de uma frase maior como my English book is on the teacher's table.  
6. A importância da revisão. Vocabulário é algo construído com o tempo. O que foi aprendido ontem é muito importante para o que foi aprendido hoje. Segundo a professora, é mais importante o de ontem que o de hoje.
O objetivo da revisão é transferir o conhecimento de curto prazo do vocabulário novo em uma memória de longo prazo. Revisar é então essencial – nos primeiros dias ou semanas após o do vocabulário novo, reciclando as palavras você as consolida em sua memória. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário