segunda-feira, 22 de junho de 2015
É necessário morar fora para adquirir fluência na língua estrangeira?
Já ouvi essa pergunta várias vezes e então vamos lá.
Costumo dizer que morar em outro país é uma experiência que eu acho que todos deveriam ter pelo menos uma vez na vida, não só para aperfeiçoamento de língua ou para adquirir fluência, mas para crescimento pessoal também.
Bem, nesta postagem, vou falar apenas sobre a questão do aprimoramento da língua estrangeira ou aquisição de fluência para responder a pergunta, tema dessa potagem.
Morar em um outro país faz com que você respire outra língua, por um período muito maior do que a carga horária de qualquer curso regular de língua estrangeira.
Mesmo que um aluno faça um curso intensivo, de fato é inquestionável que morando fora ele terá 24 horas por dia de oportunidades para falar a língua local, de interagir com nativos, e isso é quase impossível ser feito no país de origem ou no seu país, a não ser que você hospede um estrangeiro ou conviva com um estrangeiro durante um bom tempo. Mas ainda assim vai ficar faltando o rico contexto do local. As informações visuais, os diferentes lugares, restaurantes, eventos, hábitos e costumes de forma geral, que você vivencia apenas morando em um outro país.
Tudo isso ajuda muito na aquisição de fluência ou no aprimoramento da língua estrangeira.
Agora, dizer que só se fica fluente em uma língua morando fora, no país onde se fala essa língua, é exagero.
Conheço pessoas que são fluentes e nunca moraram fora. O fato é que a experiência de morar em outro país ajuda muito, como disse, e realmente pode fazer uma grande diferença (desde que não haja convívio com outro do mesmo país), inclusive para uma melhora na perda de sotaque e fluência mais natural ou uso de um vocabulário mais atualizado, já que gírias e expressões idiomáticas podem aparecer a qualquer momento. Mas, repito, não é imprescindível morar fora para ter fluência ou para aprender a falar uma língua estrangeira de forma fluente. Um bom curso de conversação vai sim fazer você ficar fluente.
Tenha em mente a questão do tempo e da dedicação.Cada um tem o seu tempo, a sua desenvoltura, facilidade de assimilação, naturalidade para encarar a informação nova e coragem para fazer tentativas, sempre que tiver oportunidade.
Quem pode falar melhor o tempo que você vai levar para adquirir fluência é o seu professor, depois que ele te conhecer melhor, conhecer seu histórico, sua dedicação e desenvolvimento em aula.
Cuidado com propagandas enganosas, que dizem que você vai falar fluentemente tal idioma em tanto tempo! Isso não existe e acho que esse discurso já foi banido por ser uma total inverdade.
Aos que se interessam por intercâmbios, sugiro a leitura da minha postagem sobre o tema, publicada no ano passado. Segue o link:
http://viplanguages-nelise.blogspot.com.br/2014/01/dicas-de-intercambio.html
Para os que querem inspiração para tomar coragem para ter essa experiência, segue o link de uma página do Facebook, que eu considero bastante inspiradora. Segue o link:
https://www.facebook.com/pages/Living-Abroad/88927673310?fref=ts
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário